Para entender quais são as funcionalidades do ácido sulfúrico, primeiro é necessário ter em mente quais são os elementos que fazem parte dessa composição química.

De modo geral, este produto é o resultado da fusão entre hidrogênio, enxofre e oxigênio, no qual é representado pela fórmula molecular H₂SO₄.

Assim, essa composição faz com que o ácido sulfúrico seja um líquido viscoso, sem cheiro e solúvel em água, liberando altos níveis de calor e energia (reação exotérmica).

Mas afinal, de que forma essa composição química pode ajudar? Existe mais de uma função em que esse ácido opera?

Não se preocupe. A Prime Chemical está aqui para tirar essas e outras dúvidas sobre. Leia este artigo especial e conheça agora todas as funcionalidades do ácido sulfúrico.

Essencial na fabricação de produtos de limpeza


Uma das principais utilidades do ácido sulfúrico está na fabricação de produtos de limpeza, como detergentes líquidos, detergentes para louça, desengraxantes e limpadores em geral.

Isso ocorre porque na composição dele existe um alto grau de ionização, e assim, torna-se um produto químico com alto poder de oxidação e desidratação.

Além disso, é importante lembrar que o ácido sulfúrico também atua na limpeza de materiais usados em processos químicos nas indústrias.

Sendo assim, torna-se muito útil na decapagem em metais, retirando impurezas inorgânicas, ferrugens e até mesmo incrustações.

A procura e a demanda pelo ácido sulfúrico é gigante, justamente pelas possibilidades de multifunção, seja para empresas no Brasil ou em outros países.

Prova disso, é o relatório da IHS Markit 2020, que aponta o ácido como um dos produtos químicos industriais de maior volume produzido no mundo.

 

 Importante componente em indústrias


De acordo com o Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos (Sinproquim), o ácido sulfúrico é um importante componente em petroquímicas.

Nesse sentido, a relevância do líquido acontece porque ele é utilizado em grande escala na produção de fertilizantes, assim como em refino de petróleo.

Além das petroquímicas, o ácido sulfúrico também é imprescindível para a fabricação de fertilizantes sulfatados e fosfatados.

Devido à grande utilização deste produto químico, hoje ele é considerado com parâmetro em uma análise de desenvolvimento industrial em qualquer país.

Está presente em processos de energia elétrica

 Sim, o ácido sulfúrico possui tantas capacidades que chega a ser um produto essencial na produção de energia elétrica.

Isso acontece porque este líquido é considerado um eletrólito, ou seja, é um componente que permite a passagem de corrente elétrica.

Portanto, é bastante usado em baterias automotivas, já que seu alto grau de ionização o torna um grande condutor de eletricidade

Vale lembrar que não para por aí, uma vez que também serve como catalisador, aumentando as reações químicas em processos de laboratório.

O que achou do conteúdo? O ácido sulfúrico é apenas um dos muitos produtos químicos que a Prime Chemical disponibiliza. Clique aqui e conheça outros!