Para que serve o ácido sulfônico?

Mas afinal, para que serve o ácido sulfônico? Para ter uma resposta mais completa, é necessário entender as principais características e propriedades deste composto químico.

Diferente de muitos outros elementos, o ácido sulfônico é extremamente importante para o desenvolvimento industrial, principalmente na produção de produtos de limpeza.

É importante lembrar que esse material é definido pela fórmula SO³H e, portanto, pode ser considerado um subproduto criado a partir de uma reação do ácido sulfúrico.

Então é possível concluir que ele atua da mesma forma que outros ácidos? Quais as principais características que o diferencia dos demais?

Essas e outras respostas você encontra agora! Leia esse artigo especial da Prime Chemical e saiba de uma vez por todas para que serve o ácido sulfônico.

Importante na produção de detergentes líquidos e em pó

 Dentro da hierarquia química, o ácido sulfônico é caracterizado como um tensoativo aniônico e, assim, torna-se importante na produção de detergentes líquidos e em pó.

Mas por que isso acontece? Este tipo de ácido possui ânion de carga negativa, ou seja, tem propriedades que diminuem a tensão superficial de um determinado produto.

Dessa forma, o composto do sulfônico consegue fazer com que óleos e gorduras sejam emulsionados, de maneira prática e eficaz.

E não para por aí. O ácido sulfônico também é extremamente importante na fabricação de produtos domissanitários, permitindo uma maior utilidade em outros produtos.

Portanto, quando o assunto é composição de água sanitária, desinfetantes, inseticida ou até mesmo repelente de insetos, o ácido sulfônico tem papel fundamental nisso.

Fundamental na composição de cremes dentais

 Vale lembrar que o ácido sulfônico possui outros atributos e também é fundamental na composição de produtos de limpeza pessoal, como cremes dentais.

Quando aplicado nos dentes, por exemplo, acontece uma penetração bastante profunda nas fissuras da boca, removendo substâncias na superfície do esmalte.

Vale lembrar que os ácidos precisam ser vendidos em quantidades específicas e muito bem controladas para ter um uso eficiente em indústrias.

É pensando nisso que a Prime Chemical mantém o selo de qualidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Além disso, é importante ter em mente que existem distinções entre duas categorias específicas do ácido sulfônico, ainda que ambas sejam muito utilizadas.

Sulfônicos 90% e 96%

A grande diferenciação que ocorre entre os ácidos sulfônicos 90% e 96%, é que o primeiro deles apresenta grande compatibilidade com o meio ambiente.

Além disso, costuma ter preços menores e uma atuação um pouco menos agressiva. Já o composto 96%, tem uma concentração mais forte e age de maneira mais profunda.

De maneira geral, ambos têm as mesmas características em relação ao uso químico, mas o que muda de fato, é o teor de ácido livre.

Por isso, não se esqueça: quando precisar de remessas de ácidos sulfônicos, conte sempre com a Prime Chemical, a especialista em produtos químicos no Brasil.

Gostou do conteúdo? Estamos produzindo esses e outros materiais para você conhecer a melhor linha de produtos químicos do mercado. Acesse já e confira!

 

Solicite Contato