Quando falamos da indústria de produtos químicos, um dos principais produtos que mais chamam a atenção são os diferentes tipos de ácidos, como o sulfônico e o sulfúrico.

Entretanto, é importante lembrar que o tergitol também está nesse cenário e possui um papel fundamental na cadeia de compostos químicos.

Trata-se de uma mistura tensoativa não iônica, ou seja, é um elemento que possui maior afinidade com a água e traz maior cremosidade na substância.

Talvez você não saiba, mas esse material pode estar agora mesmo em sua casa, no mercado que você frequenta, e até mesmo no seu trabalho.

Leia esse artigo especial da Prime Chemical até o final e descubra 3 curiosidades sobre tergitol que você precisa saber.

 

Principais propriedades

Antes de mais nada, vale ressaltar que o tergitol também tem uma nomenclatura técnica, conhecida na indústria como nonilfenol etoxilato.

Portanto, trata-se de um composto que é sempre encontrado na forma líquida, e possui alto nível de detergência e umedecimento.

E não para por aí. O tergitol também é bastante versátil no sentido de solubilidade, ou seja, consegue se dissolver com muita facilidade na água.

Sua capacidade de se misturar na forma líquida é tão grande que até mesmo a União Europeia propôs um projeto para detectar poluentes tergitol na água potável.

Entretanto, todas essas características, e o próprio composto químico, são pouco conhecidos, visto que seu uso é direcionado apenas ao ramo industrial.

Utilidade na indústria

 Agora que você já conhece todas as maiores características do tergitol, chegou a hora de conhecer onde este composto é mais utilizado

Seu campo de atuação é bastante voltado ao ramo da limpeza, principalmente em lavanderias e na produção de diferentes tipos de detergentes. 

É neste processo em que o tergitol garante mais facilidade no manuseio de inúmeros produtos caseiros, como sabão em pó e amaciantes.

Além disso, o nonilfenol também age diretamente na produção de tintas e revestimentos, justamente por evitar a formação de espumas, melhorando o processo depois da secagem.

É por conta dessa versatilidade industrial que o tergitol acabou se tornando um dos itens mais desejados do mercado, seja no Brasil ou no mundo.

Níveis de toxicidade

Acima de tudo, ainda estamos falando de um produto químico. Portanto, é claro que existem os riscos e os níveis de toxicidade.

Segundo um estudo científico divulgado pela Universidade Florestal do Nordeste da China, o tergitol é bastante instável, justamente por ter grande variação de etoxilação.

Ou seja, caso não haja um grande controle de armazenagem e uso deste composto, é possível que aconteçam graves danos ao meio ambiente e à vida humana.

É neste ponto em que o tergitol pode agir como disruptor endócrino, trazendo fortes alterações no sistema endócrino de seres vivos.

Ainda tem dúvidas sobre o tergitol? Fale com nosso time de especialistas através do WhatsApp! Estamos disponíveis e prontos para te atender.

Gostou de conhecer essas curiosidades? Este é apenas um dos artigos especiais que a Prime Chemical tem disponível. Clique aqui e acesse o blog para conferir outros conteúdos

Oferta e demanda do Butilglicol

Não é novidade para ninguém que este componente químico é muito útil para diversos setores que aquecem a economia.

Por conta disso, a chegada do novo coronavírus fez com que o Butilglicol tivesse um procura maior ainda, já que suas funções de limpeza são extremamente válidas.

Segundo o presidente da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), o preço deste produto chegou a encarecer 500% em 2021, justamente pela alta demanda em meio à crise.

Contudo, aos poucos o cenário econômico mundial vem ganhando proporções mais estáveis, juntamente com o preço dos produtos químicos e outras mercadorias.

Curtiu o conteúdo? Temos outros artigos como esse em nosso blog. Clique aqui e confira! Além disso, não se esqueça de seguir a Prime Chemical no Instagram.

Solicite Contato