Quando o assunto é produtos químicos, um dos materiais que mais possui propriedades multifuncionais é o Butilglicol. Mas você sabe o que é este produto, e para que serve?

Trata-se de um líquido incolor que serve como peça coringa. Principalmente porque consegue trabalhar em diferentes segmentos da indústria.

Tecnicamente falando, este composto orgânico é descrito na fórmula como: BuOC₂H₄OH. Porém, sua aplicação é mais simples do que parece.

Mas afinal, quais são as reais utilidades do Butilglicol? Existe alguma recomendação de como usá-lo ou em quais quantidades deve-se adquiri-lo?

Vamos te explicar tudo! Leia esse artigo especial da Prime Chemical e saiba de uma vez por todas o que é o Butilglicol e para que serve.

Composição e principais características

A forma mais convencional do Butilglicol encontra-se no estado líquido. Além disso, este é um composto solúvel em água e com propriedades biodegradáveis.

Em sua composição, encontram-se várias moléculas de oxigênio e hidrogênio. Por conta disso, o líquido torna-se incolor e com odor leve.

Vale lembrar que este não é um material inofensivo. Portanto, deve-se sempre utilizar luvas, óculos e outros materiais de proteção individual ao manuseá-lo.

Dentre os principais riscos que podem acontecer, estão: irritação ao entrar em contato com a pele e até mesmo provocação ocular grave.

Agora que você já sabe quais são os principais componentes do Butilglicol e seus efeitos, é hora de saber qual é a real utilidade deste composto químico.

Excelente auxiliar em produtos de limpeza

Quando se trata de produção de materiais de limpeza, o Butilglicol é o pedido certo, justamente por ter uma alta capacidade de despoluir superfícies sem deixar manchas.

Assim, pode ser utilizado em limpadores de vidros, além de ser imprescindível na atuação como solvente na fabricação de tintas e resinas sintéticas.

O Butilglicol também é caracterizado por possuir uma baixa velocidade de secagem, o que o torna ideal para a produção de éteres celulósicos e borracha clorada.

Já na indústria têxtil, é usado em função da limpeza, mas com propriedades voltadas ao desengraxe.

É importante lembrar que a pandemia de Covid-19 trouxe um novo cenário para a produção deste químico, já que estamos falando de um material importante com alta procura.

Oferta e demanda do Butilglicol

Não é novidade para ninguém que este componente químico é muito útil para diversos setores que aquecem a economia.

Por conta disso, a chegada do novo coronavírus fez com que o Butilglicol tivesse um procura maior ainda, já que suas funções de limpeza são extremamente válidas.

Segundo o presidente da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), o preço deste produto chegou a encarecer 500% em 2021, justamente pela alta demanda em meio à crise.

Contudo, aos poucos o cenário econômico mundial vem ganhando proporções mais estáveis, juntamente com o preço dos produtos químicos e outras mercadorias.

Curtiu o conteúdo? Temos outros artigos como esse em nosso blog. Clique aqui e confira! Além disso, não se esqueça de seguir a Prime Chemical no Instagram.

Solicite Contato