Quais as utilidades da soda líquida 50%?

Você sabe quais as utilidades da soda cáustica líquida 50%? Antes de entender melhor sobre o que se trata este produto químico, vamos a uma rápida contextualização.

Estamos falando de um elemento que é representado pela fórmula NaOH. Além disso, essa composição final não pode ser encontrada na natureza, sempre é formada em laboratório.

Trata-se da mistura entre a água e a soda cáustica em escamas 99%. Durante esse processo ocorre uma reação exotérmica, gerando um gás bastante nocivo ao organismo.

Mas afinal, onde essa solução geralmente é usada? Para que ela serve e quais são os principais produtos do mercado brasileiro que utilizam esse tipo de hidróxido de sódio?

Descubra todas as respostas agora. Leia esse artigo especial da Prime Chemical e confira quais são as utilidades da soda líquida 50%.

O que é a soda líquida 50%?

Por se tratar de um elemento que se encontra na forma líquida, sua aparência é bastante comum, já que é transparente e levemente turvo para o esbranquiçado.

Porém, apesar da sua forma aparentemente inofensiva, é importante estocar o produto em tanque revestido ou niquelado, entre 25°C e 40°C.

Esta é uma solução com alta capacidade de corrosão e, portanto, empresas que o distribuem precisam ter o Certificado de Licença de Funcionamento da Polícia Federal.

É a partir desses cuidados que a Prime Chemical opera, sempre pensando no bem-estar da equipe interna e do cliente final.

Agora que você já sabe o que é a soda líquida 50%, entenda onde ela possui maiores índices de produção, oferta e demanda.

Onde é mais usada?

A soda líquida é muito usada na fabricação de detergentes, corantes, pigmentos e desincrustantes, justamente pela sua capacidade de limpeza.

É importante lembrar que sua capacidade corrosiva é muito usada também em desentupimento e limpeza de tubulações.

E não para por aí, já que este composto é altamente usado em processamento de metais, além de extração e refinação de petróleo.

Para ter uma noção de mercado, em 2020 a soda cáustica representou cerca de 35% de todo o volume no Brasil. Já os outros 65% foram importados, de acordo com os dados da Abiclor.

Apesar de ser bastante multifuncional, é importante ter em mente que são necessárias algumas medidas, seja durante o manuseio ou durante a estocagem do material.

Quais os cuidados necessários?

Por se tratar de um hidróxido de sódio que causa queimaduras graves, todo cuidado é pouco. Logo, é mais que obrigatório o uso de equipamentos de proteção individual ao manuseá-lo.

Além disso, é extremamente importante estocar a soda cáustica longe de materiais como: alumínio, ácidos, zinco, estanho e cobre.

Nesses casos, a reação química pode acontecer de maneira violenta, provocando elevação de temperatura, inflamabilidade e possíveis explosões.

Ainda tem dúvidas em relação ao produto? Não se preocupe. Fale com um de nossos especialistas através do WhatsApp e tire todas as suas dúvidas.

E não se esqueça: o conteúdo da Prime Chemical não para por aqui! Acesse nosso blog e confira outros artigos sobre produtos químicos.